Dicionário do Transporte
O dicionário do transporte é uma seção que lista e define termos específicos relacionados ao contexto do transporte coletivo. Ele é projetado para ajudar os usuários a compreenderem melhor o vocabulário específico utilizado no setor de transportes coletivos, especialmente aqueles termos que podem não ser familiares para o público em geral. Essa seção serve como uma referência rápida para esclarecer dúvidas sobre o significado de palavras ou expressões específicas aos serviços de transporte público.
A
B
Beneficiários do Transporte Público
Indivíduos ou grupos que utilizam e se beneficiam dos serviços de transporte público.
Bilhete Único
Cartão que possibilita um embarque e até 4 integrações gratuitas em um período de 2h30 sem a necessidade de passar por terminais de integração.
C
Cartão Agente de Proteção
Cartão que concede gratuidade no acesso ao transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia para os agentes de proteção do juizado da infância e juventude de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Cartão criança
Cartão que concede gratuidade no acesso ao transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia , para os alunos da rede municipal e estadual de 5 a 12 anos INCOMPLETOS no trajeto casa/escola.
Cartão motorista
Cartão que concede gratuidade no acesso ao transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, para os motoristas de ônibus do transporte público coletivo.
Cartão Família
Cartão que beneficia as famílias para que possam melhor usufruir do Transporte Público Coletivo nos finais de semana e feriado nacionais e do município de Goiânia. Este benefício é válido para um responsável e até cinco membros de sua família que utilizam o transporte coletivo em uma mesma viagem. Ao apresentar os cartões no validador ele cobrará a tarifa somente do cartão principal/do responsável e para os demais membros do grupo a viagem será gratuita.
Cartão Funcional
Cartão que concede gratuidade no acesso ao transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, para os funcionários do transporte público coletivo.
Cartão Carteiro
Cartão que concede gratuidade no acesso ao transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, para os carteiros.
Cartão Idoso
Cartão que concede gratuidade no acesso ao transporte público da Região Metropolitana de Goiânia, aos idosos com 65 anos completos.
Cartão Passe Livre Estudantil
Benefício concedido pelo governo do Estado de Goiás aos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior de cursos presencias, por meio da oferta de 48 viagens mensais, no trajeto casa/escola.
Cartão Passe livre Trabalhador
Modalidade de aquisição de vale transporte por assinatura mensal que beneficia o trabalhador com até 08 viagens diárias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, além de proporcionar ao empregador uma economia na aquisição do vale transporte.
Cartão PCD
Cartão que concede gratuidade no acesso ao transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, para as pessoas com deficiência previstas em lei.
Cartão Venda a Bordo
Cartão disponibilizado aos motoristas do transporte público coletivo para venda de viagens no interior do ônibus.
Cartão Débito/Crédito
Permite acesso ao transporte público coletivo através do pagamento com cartão débito/crédito diretamente nos validadores instalados no interior dos ônibus e acessos dos terminais de integração e estações do Eixo Anhanguera.
Complementos Tarifário Público
É um subsídio público aportado pelos entes públicos (Estado de Goiás e Municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo) para complementar a tarifa paga pelos usuários até atingir o valor da tarifa de remuneração (tarifa técnica) das concessionárias, conforme definido no art. 6º da Lei Complementar Estadual nº 169/2021, e regulamentado pelos arts. 3º e 4º da Deliberação CDTC nº 2, de 25 de fevereiro de 2022.
Concessionária
Empresa que recebe a concessão pública para operar o serviço de transporte público coletivo de passageiros adequado e de qualidade dentro dos parâmetros previamente estabelecidos pelo Poder Concedente na Região Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).
D
E
Estações
Local destinado ao embarque e desembarque de passageiros em plataforma com acesso em nível e pagamento antecipado, que permite embarque rápido, fácil e acessível, normalmente empregado em sistemas BRT´s (Bus Rapid Transit)
Estudantes
Indivíduos matriculados em instituições educacionais situadas na Região Metropolitana de Goiânia.
F
G
Gratuidades
Isenções de tarifas concedidas para determinados grupos de usuários, como idosos, pessoas com deficiência, entre outros previstos em lei.
H
I
Investimentos
Recursos financeiros destinados à melhoria e expansão dos serviços de transporte público.
J
K
L
Linhas
Itinerários específicos percorridos pelos veículos do transporte público coletivo de passageiros, conectando diferentes pontos da Região Metropolitana de Goiânia (RMG).
M
Meia Tarifa
É um benefício que permite o pagamento de meia tarifa através da utilização do cartão Bilhete Único nas linhas alimentadoras ,previamente definidas, do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia nos municípios de : Senador Canedo, Nerópolis, Goianira, Trindade e Aparecida de Goiânia.
Municípios
Áreas geográficas administrativas atendidas pelos serviços de transporte público coletivo.
N
O
P
Painel SGQRmtc
Painel do Sistema de Gestão e qualidade da Rmtc.
Pontos de ônibus
Local onde as pessoas usuárias do transporte público coletivo embarcam e desembarcam dos ônibus.
Q
R
Receitas
Valores arrecadados pelas empresas de transporte público coletivo de passageiros originados (i) da tarifa paga pelos usuários através dos produtos Sitpass; e (ii) do Complemento Tarifário aportado pelos entes públicos na forma da lei e normas próprias.
RMTC
Rede Metropolitana de Transportes Coletivos
S
Sitpass Eventual
Produto unitário, para uso eventual, emitido com tecnologia Qr Code para acesso aos terminais de integração e estações do Eixo Anhanguera.
Subsídios
Recursos financeiros públicos aportados na RMTC, para apoiar financeiramente o custeio da operação de serviços de transporte público, e permitir que a tarifa cobrada dos usuários seja mantida em preço módico.
T
Tarifa básica contratual
Também chamada de Tarifa de Remuneração, ou Tarifa Técnica, é o valor da tarifa de remuneração das concessionárias, conforme fixada nos Contratos de Concessão, que é composta pela soma da Tarifa Pública, ou Tarifa do Usuário, com o Complemento Tarifário público, sendo a CMTC a responsável por receber os valores do Complemento Tarifário repassá-los às concessionárias.
Tarifa do usuário
É o valor da tarifa paga pelo usuário do transporte público coletivo de passageiros.
Terminais
Os terminais constituem local abrigado e seguro para essas grandes movimentações de passageiros locais e integrados, e incluem áreas, serviços e equipamentos de apoio às funções de operação e gestão das linhas e informação aos usuários.
Transportes Público
É um sistema de transporte para uso pelo público geral, realizado em áreas urbanas, com características de deslocamento diário dos cidadãos.
U
V
Validações
É a quantidade de vezes que o validador do ônibus ou das catracas dos terminais ou estações de embarque realizam autorização para uso de um produto Sitpass no transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (RMG).